Coquetel Mai Tai

Mai Tai

Você gosta de coquetéis exóticos e refrescantes? Então você precisa conhecer o Mai Tai, uma bebida que combina rum, suco de limão, curaçao de laranja e xarope de orgeat. Neste post, vamos contar um pouco sobre a origem, o perfil sensorial e a receita desse clássico da coquetelaria Tiki.

Origem do Mai Tai

O Mai Tai é um coquetel que nasceu na Califórnia, nos Estados Unidos, mas tem inspiração na Polinésia. Ele foi criado em 1944 por Victor Jules Bergeron, mais conhecido como Trader Vic, dono de uma rede de restaurantes que servia pratos e bebidas com influência polinésia. Segundo a história, ele testou uma nova receita com dois amigos do Tahiti, Ham e Carrie Guild, que ficaram encantados com o sabor e exclamaram: “Mai tai-roa”, que significa “fora deste mundo – o melhor” em tahitiano. Assim, o coquetel ganhou o nome de Mai Tai.

Outro bartender famoso, Donn Beach, também conhecido como Don the Beachcomber, reivindicou a autoria do Mai Tai, dizendo que ele havia criado a bebida em 1933 em seu bar em Hollywood. Porém, a receita de Donn era mais complexa e diferente da de Vic, e muitos especialistas consideram que o Mai Tai original é o de Trader Vic .

Perfil sensorial

O Mai Tai é um coquetel que se destaca pelo equilíbrio entre a força e o caráter do rum envelhecido, o dulçor frutado do curaçao de laranja e do xarope de orgeat, e a acidez do suco de limão. O resultado é uma bebida deliciosa, refrescante e saborosa, que remete aos sabores tropicais da Polinésia. O Mai Tai tem uma cor âmbar, uma textura suave e uma espuma branca na superfície. O aroma é cítrico e amendoado, com notas de baunilha e madeira do rum .

Receita de Mai Tai

Existem várias versões (no final do artigo, vamos listas as variações mais comuns) do coquetel Mai Tai, mas vamos seguir a receita adaptada de Trader Vic, que é considerada a mais fiel ao original. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 60 ml de rum branco
  • 30 ml de rum envelhecido
  • 25 ml de suco de limão fresco
  • 15 ml de curaçao de laranja
  • 8 ml de xarope de orgeat (xarope de amêndoas de Orchata)
  • 8 ml de xarope simples
  • Gelo
  • Folha de hortelã, cereja e rodela de limão para decorar

Montagem do Drink

  • Encha um copo rocks (também conhecido como copo baixo) com gelo para resfriá-lo enquanto você prepara os ingredientes.
  • Em uma coqueteleira, adicione o rum, o suco de limão, o curaçao de laranja e os xaropes. Adicione gelo à coqueteleira até que esteja cerca de 2/3 cheia.
  • Agite vigorosamente por cerca de 15 segundos, até que a coqueteleira fique gelada por fora.
  • Descarte o gelo do copo rocks e coe o coquetel para dentro dele.
  • Decore com uma folha de hortelã, uma cereja e uma rodela de limão.
  • Aproveite seu Mai Tai!

Variações da bebida

Mesmo sendo um coquetel clássico, o Mai Tai tem muitas versões diferentes, cada uma com sua própria forma de combinar os ingredientes e os sabores. Conheça suas variações mais famosas:

Royal Mai Tai: Essa variação costuma acrescentar um pouco de suco de abacaxi, que dá um sabor frutado a mais ao coquetel.

Pineapple Mai Tai: Como o nome indica, essa versão troca o suco de limão por suco de abacaxi, resultando em um Mai Tai mais doce e tropical.

Mango Mai Tai: Parecida com a versão de abacaxi, mas com suco de manga adicionado para um sabor mais exótico.

Coconut Mai Tai: Adiciona leite de coco ou creme de coco à mistura, criando um coquetel mais cremoso e suave.

Passion Fruit Mai Tai: Essa variação usa suco de maracujá (passion fruit) no lugar de suco de limão, dando um sabor ácido e tropical.

Strawberry Mai Tai: Esta variação coloca morangos frescos ou purê de morango para dar um toque frutado adicional.

Dark ‘n’ Stormy Mai Tai: Nesta versão, o rum escuro é trocado por rum de especiarias, como rum de gengibre, que é mais picante e dá uma dimensão diferente ao coquetel.

Spicy Mai Tai: Adiciona um toque de pimenta ou xarope de pimenta à receita original para um sabor picante e único.

Jamaican Mai Tai: Esta variação tem um sabor mais forte e rico, poque há a troca do rum envelhecido pelo ruim jamaicano que tem um sabor mais profundo. O rum escuro é muitas vezes trocado por um rum jamaicano de alta qualidade.

Lembre-se de que o segredo para criar e experimentar com variações é balancear os sabores para obter a combinação que mais agradável ao paladar. Sinta-se livre para ajustar as quantidades de ingredientes e adicionar elementos criativos para criar sua própria versão personalizada.


Publicado

em

por

Tags: