Cuba Libre

Que tal um drink clássico, fácil de fazer e delicioso: o Cuba Libre. Vocês sabem como ele surgiu, quais são os seus ingredientes e como prepará-lo? Da sua popularidade nos anos 80, ainda hoje ele é uma ótima pedida num dia quente.

A origem do Cuba Libre

O Cuba Libre é um coquetel que mistura rum, Coca-Cola e limão, e que tem uma história muito interessante por trás. Ele nasceu no início do século XX, em Cuba, logo após o país ter conquistado a sua independência na Guerra Hispano-Americana de 1898. O nome do drink, que significa “Cuba Livre”, era o slogan do movimento de independência cubano.

Segundo uma das versões mais famosas, o drink foi criado em agosto de 1900, em um bar de Havana, por um capitão do exército dos Estados Unidos que estava estacionado na ilha. Ele pediu um rum Bacardi misturado com Coca-Cola e espremeu um limão por cima. Isso chamou a atenção de um grupo de soldados americanos que estavam por perto, e eles resolveram experimentar a nova bebida. Ao brindarem, eles gritaram “Por Cuba Libre!”, dando origem ao nome do coquetel.

Essa história é contada pela Bacardi, que afirma ser o rum correto para fazer o drink. De fato, a Bacardi é uma marca cubana de rum que foi fundada em 1862 e que se tornou muito popular na ilha e nos Estados Unidos. A empresa também apoiou a causa da independência de Cuba e usou o slogan “Cuba Libre” em suas propagandas.

No entanto, existem outras versões sobre a origem do drink, como a de que ele foi criado em 1902, no restaurante El Floridita, em Havana, para celebrar o aniversário da independência de Cuba. Ou ainda a de que ele já era conhecido antes da chegada da Coca-Cola à ilha, mas com uma receita diferente, que levava água e açúcar mascavo.

O fato é que o drink se tornou um sucesso em Cuba, nos Estados Unidos e em outros países, graças à simplicidade e à disponibilidade dos seus ingredientes. Ele também tem um significado histórico e político, pois representa a luta pela liberdade de um povo.

O perfil sensorial do Cuba Libre

O Cuba Libre é um drink refrescante, doce e cítrico, que combina bem com dias quentes e festivos. Ele tem um sabor equilibrado entre o rum, a Coca-Cola e o limão, que se complementam e se realçam.

O rum é uma bebida destilada feita a partir da cana-de-açúcar, que pode ser branca ou envelhecida em barris de madeira. O rum branco é mais leve e neutro, enquanto o rum envelhecido tem mais cor, aroma e sabor. O rum branco é o mais usado para fazer o Cuba Libre, mas você pode experimentar com outros tipos de rum para variar o resultado.

O refrigerante de cola (Coca-Cola, Pepsi) é uma bebida gaseificada e adoçada, que tem um sabor característico de caramelo e especiarias que já garante o doce da bebida. Ela dá ao drink a refrescância com o toque borbulhante e adocicado, que contrasta com o rum e o limão.

O limão é uma fruta cítrica que tem um sabor azedo e refrescante. Ele ajuda a cortar o doce da Coca-Cola e a realçar o sabor do rum. Ele também dá ao drink uma cor mais clara e uma acidez agradável.

A receita original do Cuba Libre

A receita original do Cuba Libre é muito simples e fácil de fazer. Você só precisa de três ingredientes: rum, Coca-Cola e limão. Veja como preparar:

Ingredientes

  • 50 ml de rum branco
  • 120 ml de Coca-Cola gelada
  • 10 ml de suco de limão fresco
  • Gelo a gosto
  • Uma fatia de limão para decorar

Modo de preparo

  • Em um copo alto, coloque bastante gelo.
  • Adicione o rum e o suco de limão e misture bem.
  • Complete com a Coca-Cola e mexa delicadamente.
  • Decore com a fatia de limão e sirva.

Pronto! Agora você já pode aproveitar o seu Cuba Libre original e delicioso!

Dica: Para uma versão sem álcool do cuba libre você pode substituir o rum por uma colher de café de essência de rum. Fica uma delícia e todos podem saborear!


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Uma resposta para “Cuba Libre”

  1. […] como o drink Cuba Libre, que combina rum e refrigerante de cola para criar um ícone caribenho, o Fernet e Cola carrega o […]